Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Pesquisa Arte Sonora da UFPA apresentou artigo na Universidad Autônoma de Madrid
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo de Pesquisa Arte Sonora da UFPA apresentou artigo na Universidad Autônoma de Madrid

  • Publicado: Sexta, 16 Setembro 2022 20:46
  • Última Atualização: Sábado, 22 Abril 2023 18:10

O Grupo de Pesquisa Arte Sonora teve um artigo integrando as atas do 6º Congresso Internacional “Espaços Sonoros e Audiovisuais” no dia 18 de Outubro. O Grupo recebeu aprovação para publicação do artigo "Relatos de experiências na paisagem sonora belenense: imersão artística no mercado Ver-o-Peso, Belém do Pará" após soundwalking realizado na rica paisagem sonora deste espaço.
Os estudos sobre a paisagem sonora têm sido amplamente discutidos em diferentes terrenos do conhecimento, onde múltiplas abordagens são enfatizadas, nutrindo o pensamento de pesquisadores e artistas que consideram a importância da paisagem para seus processos criativos. A paisagem sonora de Belém do Pará apresenta suas inúmeras singularidades - estas que foram motivo de fruição ao longo da produção dos dados de pesquisa, que compreendem catálogo acústico, fotográfico, entre outras narrativas. Neste estudo, primeiramente, apresentam-se os resultados das práticas de soundwalking coletivo, realizado enquanto proposta do Projeto Mosaico, Projeto de Extensão da Universidade Federal do Pará e coordenado pelo Prof. Dr. Elder Oliveira.
Este artigo vem a contribuir para a compreensão da paisagem sonora da cidade, possibilitando a criação de um mapa sonoro de locais específicos desta região bem como de suas assinaturas locais.
Todos os resultados publicados no referido artigo foram obtidos em Belém do Pará com equipamentos próprios do Grupo de Pesquisa Arte Sonora.

Sobre a Universidade Autônoma de Madrid.
A Universidade Autônoma de Madrid (UAM) é uma universidade pública que combina ensino de qualidade, investigação intensiva e elevada colocação profissional com um firme compromisso social, sendo uma referência nestas áreas, reconhecida por vários indicadores globais. No QS World University Rankings 2023, a UAM está consolidada entre as 220 melhores universidades do mundo, graças à sua alta reputação acadêmica e entre os empregadores, além de sua extensa rede internacional de pesquisa. É a terceira melhor universidade da Espanha e a primeira de Madri, e está entre as 100 universidades mais prestigiadas da Europa. A UAM também se destaca como líder na categoria Ensino e Aprendizagem entre as 79 instituições analisadas pelo relatório da Fundação Conhecimento e Desenvolvimento (CYD). Os campi da UAM, sustentáveis ​​e de fácil acesso, oferecem uma experiência universitária completa, pois abrigam todo tipo de serviços, incluindo bibliotecas, museus e cerca de trinta instalações esportivas, além de uma ampla variedade de atividades culturais e programas de voluntariado e cooperação. A colaboração com o Centro Superior de Investigação Científica (CSIC) num dos primeiros Campus de Excelência Internacional do país, permitiu-lhe criar um ambiente privilegiado de investigação e ensino e ser líder em Nanociência, Materiais Avançados e Ciências da Vida. Além disso, a UAM faz parte da aliança Civis, uma European Civic University, um dos primeiros campi pan-europeus promovidos pela Comissão Europeia (CE). A oferta acadêmica oficial da Universidade Autônoma de Madri inclui 50 cursos de graduação, 8 duplos e 87 mestrados, além de 34 programas de doutorado e quase uma centena de diplomas próprios.

Sobre o Projeto Mosaico e o Grupo de Pesquisa Arte Sonora.
O Grupo de Pesquisa Arte Sonora faz parte do Projeto Mosaico, projeto que faz parte da Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará. O projeto propõe a criação de um ambiente multidisciplinar de estudo, verificados os interesses pelas temáticas de experiência escolar, natureza, paisagem sonora e vivências criativas dos alunos e professores da comunidade escolar paraense, temas estes que também são recorrentes nas produções ao nível de graduação e pós-graduação. Atravessados pela pandemia de Covid-19, as publicações recentes indicam que este seja o momento mais oportuno para refletirmos e discutirmos sobre temas ligados à arte, ciência e cultura, nas suas diferentes formas de manifestação no ambiente escolar, tanto rural quanto urbana. Existem tópicos que são comumente discutidos nos ensinos básico e superior e transitam em diferentes áreas do conhecimento, abordados principalmente nas áreas da música, literatura, cinema, artes visuais, dança, teatro, educação, educação ambiental e filosofia, atualizando e pondo em movimento um conhecimento direcionado à área específica do ensino da música. Crê-se, dessa forma, que este projeto de extensão possa oferecer um espaço multidisciplinar que acolhe estudantes e educadores, oportunizando a formação de novos grupos de pesquisa e fomentando a criação de novos projetos de ensino com temáticas interdisciplinares. Desse modo, estabelecer-se-ão processos de gravação, caminhadas, criação in situ, improvisação corporal, deambulações, fotografia e exposições ao ar livre, ferramentas artísticas e pedagógicas que poderão ser regularmente exploradas durante a vigência do projeto.
Num segundo momento, aproxima-se a conhecida prática estética soundwalking às leituras de Jorge Larrosa e Joanalira Magalhães e Paula Ribeiro, respectivamente sobre experiência e artefato cultural, apontando como esta prática estética foi importante para serem percebidas as múltiplas realidades acústicas presentes no Mercado Ver-o-Peso, localizado no Centro Histórico do município de Belém do Pará. De antemão, considera-se que tal prática realizada foi uma alternativa de fruição musical frente aos modelos de ensino da música conservatorial e/ou historicamente fixados na forma de se ouvir e fazer música, deslocando corpos de espaços fechados, que passaram a apreciar experiências musicais únicas a partir da improvisação, do toque, da escuta e dos demais sentidos que se deslocaram no espaço. Esta experiência aqui apresentada sensibiliza a escuta frente ao colorido acústico disponível localmente, unindo artistas-pesquisadores enquanto corpo em consonância com os seus entornos e que continuamente revelam sonoridades, práticas musicais e relatos de experiências que são tão particulares a Belém do Pará.

O artigo pode ser lido em: https://artesonora.ufpa.br/index.php/en/artigos
Informações sobre o Projeto Mosaico: https://projetomosaico.ufpa.br/
Informações sobre o Grupo de Pesquisa Arte Sonora: https://artesonora.ufpa.br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página